2006-11-23

Evolução de lagartas

Saudações alentejanas !!!

Estou farto de tentar acompanhar a evolução de várias lagartas no seu habitat, desaparecem ……. Devem ser os seus predadores.
Desta vez estou a fazer de outra forma, apanhei as lagartas e estou a alimentá-las, são duas diferentes uma diurna e outra nocturna:







Papilio machaon(Linnaeus,1758) (PAPILIONIDAE) – Borboleta diurna, esta lagarta encontro-a sempre no funcho.



Acronycta rumicis (NOCTUIDAE) – Borboleta nocturna, esta lagarta encontro-a sempre nos mantrastos.














A diurna, todos os dias recebe alimentação fresca, a nocturna optei por trazer uma planta e desta forma a alimentação é continua.
Espero conseguir fotografar a crisálida, e a borboleta ……. Será demais pedir para ver a borboleta sair da crisálida ?


Haja saúde !!!

4 comentários:

Borboleta disse...

Bem, eu já cá não vinha há uns tempinhos mas já fiz um up-date dos teus posts. Agradecida pelo aviso das lagartas, vou acompanhalas com certeza! A nocturna tem um pouco de pelo a mais para eu penser em apanhar numa mas o que vem depois agrada-me e muito! Alias,acho espantosa a transformação! Acho que no Jardim Botânico agora têm um Borboletário, tenho de passar por lá.
Beijinhos!

Rui Andrade disse...

Olá Ivo!

Existem várias razões, penso eu, para as lagartas desaparecerem: predadores, morte devido a fungos, parasitóides, mudança de planta ou procura de um local para pupar. Eu faço muitas vezes o que estás a fazer. Neste momento tenho 6 lagartas :-) e 4 delas alimentam-se de urtigas :-(. A pupa da Papilio machaon pode ser verde ou castanha consoante a superfície seja rugosa ou lisa (é giro ver as duas formas). Boa sorte!

Anónimo disse...

eu apanhei uma lagarta numa orquidea mas a planta ja nao tem mais alimento poderei darlhe alimento proviniente de outra orquidea?

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

Claro que sim, desde que seja a mesma planta ela vai comer. Já agora qual era a orquidea ?

Não tem foto da lagarta ?

É que eu nunca vi nenhuma lagarta a comer orquídeas ......

Se puder mande .

Haja saúde !!!